KRAV MAGA

Krav-Maga é a arte marcial Israelense para defesa pessoal, criada por Imi Lichtenfeld em Israel nas décadas dos anos 60’ e 70’ do século XX.

Infelizmente nos últimos anos muitas lendas, mentiras, histórias e mitos foram inventados sobre o Krav-Maga. Vamos tentar aqui esclarecer exatamente no que constitui a nossa amada arte marcial.

  1. Krav-Maga é uma arte marcial “eclética”? Ou seja, mistura vários movimentos de outras artes marciais?

Não! Imi no seu passado era faixa preta de Judô e de Jujutso Japonês tradicional e ao Criar o Krav-Maga ele observou o que faltou ou o que não existe nas artes marciais tradicionais Japonesas na área de defesa pessoal e criou técnicas completamente inéditas que o mundo nunca viu antes.

  1. Krav-Maga é “sistema de luta”, “arte de defesa pessoal”, “modalidade de defesa”?

Não! O Krav-Maga, de acordo com a definição de seu próprio criador, é uma ARTE MARCIAL.

  1. Krav-Maga podemos praticar com qualquer Roupa?

Não! Como podemos ver em milhares de fotos espalhadas pela internet do próprio Imi, O krav-Maga deve ser praticado de quimono (judogi) completamente branco, sem marcas e limpo.

  1. Krav-Maga é ensinado na sua língua original, o Hebraico?

Sim! O sonhou do Imi foi que o Krav-Maga seja ensinado no seu idioma de criação, o Hebraico, exatamente como o judô é ensinado no mundo inteiro em Japonês ou o Kung-fu no Chinês.

  1. O Krav-Maga é destinado a todos?

Sim e não ao mesmo tempo….

Teoricamente, todos podem aprender os movimentos e a filosofia do Krav-Maga. No entanto, nas palavras do Imi, o Krav-Maga é “destinado a pessoas com Inteligência acima da média…” Isso significa que não é necessário ser nenhum atleta para ser um excelente praticante de Krav-Maga, mas que a pratica do mesmo apresenta um desafio mental e intelectual a qualquer ser humano.

  1. O Krav-Maga pode “evoluir”, ser “alterado” ou “ajustado”?

Não! O Krav-Maga é uma arte marcial completa e perfeita que apresenta soluções para qualquer situação possível de perigo na rua. Infelizmente, muitas pessoas que não tem coordenação motora suficiente para praticar os movimentos criados por Imi tentam “moldar” o Krav-Maga para sua própria situação, sempre falhando.

Não tente “adaptar” o Krav-Maga para você, mas adapte-se a ele.

  1. Existem vários “estilos” ou “vertentes” do Krav-Maga?

Não, não e não!!! Existe apenas um Krav-Maga, que é o Krav-Maga original criado por Imi e que hoje em dia é praticado exclusivamente na Bukan School. Imi era o único criador do Krav-Maga e ele jamais autorizou alguma pessoa a fazer alguma alteração em seu nome.

  1. Krav-Maga é apenas uma atividade física, sem nenhuma filosofia?

Não! Junto com a parte prática, Imi incluiu no Krav-Maga uma ampla e profunda filosofia, que sem ela o lado físico do Krav-Maga se torna inútil. Ademais, Imi estabeleceu quinze regras que explicam e mostram a distinção do Krav-Maga.  

  1. No Krav-Maga tem competições?

Não! Krav-Maga não é esporte, e sim uma arte marcial para defesa pessoal, por isso é impossível ter competições no Krav-Maga

  1. Krav-Maga é uma arte marcial “Militar”?

Não! Essa é outra lenda errada sobre o Krav-Maga. Sim Imi serviu durante 20 anos no exército Israelense, no entanto lá ele não ensinou Krav-Maga. Na verdade, naquela época nem existia o nome Krav-Maga (o mesmo só foi criado em 1971), e durante o período que passou no exército Imi ensinava soldados como matar soldados inimigos usando as mãos, faca, corda etc., eram algumas técnicas específicas, e nada de defesa pessoal própria.

Somente quando ele se aposentou do exército que Imi teve o tempo e a disponibilidade de realmente criar uma verdadeira arte marcial dedicada a defesa pessoal.

Bukan-2