YARON LICHTENSTEIN

Deus para seus alunos, o Diabo para seus inimigos

Yaron Lichtenstein nasceu na cidade de Rehovot, Israel, no dia 21 de Agosto de 1953.

Ele é o segundo aluno do criador do Krav-Maga, Imi, e o seu discípulo mais graduado. É a única pessoa a receber das mãos do Imi a graduação e o diploma de Faixa preta 9º Dan de Krav-Maga, além de ser o sucessor oficial do seu professor.

Yaron conheceu Imi no ano de 1966, aos 13 anos de idade, e desde aquele dia o rumo e o destino da sua vida estavam determinados.

Sendo o aluno mais próximo do Imi, Yaron passou os próximos 27 anos acompanhando diariamente seu mestre, aprendendo e praticando a sua arte.

Em 1971, aos 18 anos, Yaron se ingressou no exército Israelense. Ele se voluntariou para uma das unidades de elite, chamada Sayeret Shaked. Em Outubro de 1973 a Guerra de Yom-Kipur aconteceu, na qual Yaron tomou parte como soldado, defendendo seu país. Durante a batalha Yaron foi gravemente ferido por uma rajada de nove balas que atravessaram seu corpo e em seguida foi capturado pelo inimigo e passou alguns meses como prisioneiro de guerra.

Durante esta época, além de seus ferimentos, sofreu torturas físicas e mentais. Nas palavras dele, se não fossem as técnicas do Krav-Maga e a forma como Imi preparou seu corpo e alma, ele jamais sobreviveria aquele período da sua vida.

Ao voltar para casa foi recebido em seu país como herói de guerra e recebeu condecoração especial do presidente Israelense. Esta distinção só foi outorgada a doze soldados em toda a história do Estado de Israel.

Depois de se-recuperar de seus ferimentos, Yaron retomou os treinos e agora, já como instrutor qualificado, começou a ajudar o Imi e espelhar o Krav-Maga pelo país. Entre outros lugares, Yaron ensinou Krav-Maga nas forças armadas, no serviço de Segurança de Israel, na polícia, no serviço de inteligência, universidades de educação física, colégios.

Em 1977, com a inspiração, apoio, direcionamento e benção de seu professor, Yaron abriu a Bukan School of Krav-Maga, com o intuito de preservar para sempre a criação original do Imi.

Vendo seus esforços, dedicação e sucesso fenomenal e sabendo que ele seria o único a continuar seu caminho, Imi decidiu em 1994 nomear o Yaron como seu único sucessor profissional, dando a ele diploma de sucessor e a graduação de Faixa preta 9º Dan.

No ano de 2002, com a intenção de divulgar o Krav-Maga Original fora das fronteiras de Israel, Yaron decidiu sair de Israel e voltar para a terra de seus pais e avós, Brasil. Ali, fundou a segunda sede da Escola Bukan e de lá, com a ajuda de sua esposa e filhos, espalhou o Krav-Maga para mais de 15 países em 5 continentes.

Hoje em dia Yaron passa seu tempo viajando o mundo todo, ensinando e mostrando o verdadeiro Krav-Maga, zelando sempre pela sua preservação para as próximas gerações. 

Yaron-2