Imi

Imi Lichtenfeld, criador do Krav-Maga, nasceu na cidade de Bratislava, na época parte do império Austro-húngaro, no dia 26 de Maio de 1910.

Para que possamos entender o Krav-Maga, é de extrema importância que conheçamos também a pessoa que o criou.

Em sua juventude na Europa Imi destacou-se como atleta habilidoso e extraordinário que chegou a praticar diversas modalidades físicas, cada uma completamente diferente da outra e mesmo assim ele conseguiu se aperfeiçoar em todas. Foi essa diversidade misturada com sua inspiração a perfeição que o permitiu criar uma arte marcial tão complexa e completa como o Krav-Maga.

Imi trabalhou no circo como trapezista e arremessador de facas. Era nadador excelente. Tinha uma das maiores e melhores escolas de Valsa na cidade de Viena, na época capital cultural da Europa. Ele era campeão europeu peso pesado de Box Inglês, campeão Europeu de luta Greco-romana, além de ser portador de faixa preta de Judô e de Jujutsu Japonês Tradicional.

Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) Imi se juntou á Legião Checa, que fez parte do Exército Britânico e lutou contra as forças Nazistas. Ao final da guerra a unidade do Imi estava alocada ao Egito e Imi, que era judeu orgulhoso, decidiu viajar de comboio até Israel e se juntar á resistência judaica lá, que lutava ainda pela independência de seu país.

Ao chegar lá, Imi descobriu rapidamente que suas habilidades eram extremamente valiosas para os jovens guerreiros da resistência judaica. Eles tinham muito poucas armas de fogo, e quando já conseguiram algum fuzil ou pistola, normalmente não tinham munição. Assim, Imi começou a desenvolver técnicas inéditas de como eliminar e neutralizar os soldados inimigos usando as mãos, bastões, facas, cordas etc. e foi assim mesmo que os judeus ganharam a sua independência e seu país no Maio de 1948.

No final da guerra da independência e com a fundação do Estado de Israel, criou-se também as Forças de Defesa de Israel e Imi tornou-se “Instrutor-Chefe de Defesa Pessoal & Preparação Física Para Combate” (seu título oficial no exército Israelense) e permaneceu nesta função até sua aposentadoria do exército, em 1966.

Ao se aposentar, Imi decidiu que chegou a hora de realizar seu antigo sonhou – criar uma inédita arte marcial Israelense, dedicada exclusivamente á defesa pessoal.

Para tal, ele abriu dois dojos em Israel, um na cidade de Natanya, no norte do país, e o outro na cidade de Tel-Aviv, localizada no centro do país.

Imi formou dez alunos nesses dois locais, cinco em cada cidade, e deu a faixa preta somente para esses dez alunos.

No ano de 1977, no dia 19 de Setembro, Imi fundou junto com seu aluno mais Graduado, Yaron Lichtenstein, a Bukan School of Krav-Maga. A visão do Imi ao criar a Bukan foi a de criar um santuário e um refúgio para a sua arte marcial. Em sua grandeza, Imi entendeu que no dia do seu falecimento as pessoas, cada um por seu motivo, vão alterar, cortar e mutilar o original Krav-Maga. A missão da Bukan então é a de preservar, conservar e proteger o verdadeiro e único Krav-Maga, mantendo assim o legado do Imi vivo por muitos anos.

Imi faleceu na cidade de Netanya, onde viveu a maior parte de sua vida, no dia 10 de Janeiro de 1998.

Nós, da Bukan, seguimos para sempre na luta de manter a alma de sua arte marcial chutando e batendo.

 

 

© 2018 Bukan School of Krav Maga

Todos os Direitos Reservados.

KRAV MAGA

galeria

Fotos

História

Imi

Yaron Lichtenstein

Rotem

Vídeos

calendário

onde treinar

contato

bukan school

Rua Luiz Guimarães 72,

Vila Isabel

Rio de Janeiro

Tel: 55 21 2576-0657

www.kravmaga-bukan.com

Rua Luiz Guimarães 72, Rio de Janeiro

Tel:55 (21) 2576.0657

www.kravmaga-bukan.com